O que é Data Driven Culture e como aplicar na sua empresa?
Data Driven Culture é um conceito muito importante para sua empresa, que visa estabelecer uma cultura de análise de dados e trazer muitas vantagens!
Toda empresa está em busca de melhores resultados, mas é preciso tomar decisões e criar ações para que isso aconteça.
No entanto, o que mais acontece no meio empresarial são gestores tomando decisões baseado em suas intuições e conhecimento e, não está errado, apenas é preciso ter um embasamento concreto para melhorar cada vez mais seus resultados.
Por esse motivo, a inteligência de dados pode ser uma ótima estratégia. Sendo utilizada por grandes empresas, como Marvel, Linkedin e Netflix, ela tem ajudado na criação de ações que geram resultados para o negócio.
Um termo muito utilizado no mundo corporativo atualmente, sem dúvida, é a indústria 4.0. Há décadas está havendo grandes transformações nos negócios, o que fez com que tivesse uma quantidade enorme de dados circulando a todo instante nos meios digitais.
A nova revolução industrial chegou trazendo tecnologias como inteligência de negócio e análise de dados, que visa aproveitar essa disponibilidade de informações para entender os melhores caminhos que ajudará a trazer os resultados esperados.
Com isso, surgiu a Data Driven Culture. Esse conceito, também conhecido como cultura orientada a dados, se refere a organizar todos os processos da sua empresa baseados em dados e métricas, deixando a intuição ou instinto de lado, o que ajuda a tomar decisões concretas e criar melhores ações para trazer ótimos resultados para a empresa.
Os dados são essenciais para a tomada de decisões!
Você já ouviu a seguinte frase: “O seu celular está te observando”? De fato, quando aceitamos muitos contratos de aplicativos que pedem permissões para acessar o dispositivo, quase não lemos, mas nesses termos podem estar cláusulas permitindo que eles tenham acesso às suas pesquisas e até ao que fala, perto do microfone do celular.
Com isso, essas empresas conseguem coletar dados importantes sobre as pessoas, como os seus gostos pessoais, o que procuram constantemente na internet, lugares que querem viajar, dentre outros.
Todos esses dados e informações ficam circulando na rede, e existem diversas ferramentas que você pode utilizar para coletá-los e analisá-los para a criação de ações na sua empresa.
Muitos negócios utilizam essa análise para elaborar suas estratégias de marketing, descobrindo o que o seu público mais espera da sua marca e criando campanhas para eles, o que ajuda a alcançar bastantes resultados.
Com isso, eles estabelecem uma Data Driven Culture no âmbito empresarial, onde deixam de trabalhar com especulações e se concentram em uma cultura orientada a dados. Assim, as decisões são muito mais assertivas.
Mas o que você pode saber através de uma cultura orientada a dados?
Estabelecendo uma cultura orientada a dados na sua empresa, você consegue descobrir o que o seu cliente realmente quer; quando ele quer; porque ele quer; saber seus reais hábitos de consumo; e qual o valor que você deve cobrar dele.
Caso seu negócio trabalhe com produtos, você pode prever a demanda por meio de uma análise preditiva, além de conseguir tomar decisões estratégicas sobre toda sua cadeia logística com análises descritivas e até diagnósticos.
Para isso, é preciso implantar um sistema de Business Intelligence (inteligência de negócio), pois assim você consegue coletar, analisar e interpretar os dados para melhor tomada de decisões.
Equipe Solid BI