Conheça 3 etapas para desenvolver uma cultura de dados!
Desenvolver uma cultura de dados é essencial para moldar a forma como sua empresa trabalha as informações.
Os dados e informações são essenciais para empresas de todos os setores. São eles que mostram qual caminho o gestor deve seguir para trazer bons resultados aos seus negócios.
Para isso, eles precisam ser organizados, analisados e interpretados da melhor maneira, pois assim você consegue gerar informações importantes que vão melhorar a tomada de decisões e a estratégia para otimização dos processos.
Por isso, muitas organizações estão estabelecendo uma cultura de dados, para incorporar essas análises à sua identidade.
Segundo pesquisa realizada em 2018 pela Harvard Business Review, um terço dos entrevistados já implantaram esta cultura de dados, também conhecida como Data Culture, nas empresas.
Para conseguir implantá-la, é preciso entender que a Data Culture é, basicamente, um grupo de profissionais que valorizam e praticam o uso de informações para encontrar o melhor caminho para as ações da organização, além de gerar um grande estímulo para que todos os colaboradores as usem também.
Contudo, qual é a melhor forma de implantar esta Cultura de Dados no seu âmbito empresarial?
1 – Defina um espaço e um horário para conversarem sobre o uso dos dados
A primeira coisa que você deve fazer, após implantar um sistema de business intelligence na empresa, é definir um espaço e horário para conversar com a equipe sobre os projetos voltados à análise de dados.
Para estabelecer uma Data Culture na organização, é preciso convocar as pessoas para refletir e solucionar problemas relacionados à utilização de informações, além de aprender novas habilidades para analisar e interpretá-las da melhor forma.
Sendo assim, a primeira etapa para desenvolver essa cultura é investir nas pessoas e nos processos que vão dar apoio a elas.
2 – É preciso líderes de equipes que consigam trabalhar as informações de forma inovadora
Na segunda etapa para implantar essa cultura na comunidade da empresa, é essencial identificar e motivar os seus líderes, podendo eles serem especializados em dados ou ter pelo menos um conhecimento avançado no assunto.
Além de utilizar esses dados de uma forma inovadora, eles também podem ajudar os outros colaboradores a enxergar um caminho para aumentar os resultados da organização através da análise das informações coletadas.
Os líderes das equipes, também, podem ajudar na disponibilização de alguns dados técnicos de outros colaboradores para que a empresa consiga criar programas de capacitação e evoluir sua cultura de dados.
Com isso, todas as pessoas da organização podem desenvolver um bom relacionamento com seus clientes, conseguindo trazer muito mais resultados para seu negócio.
3 – Trabalhe para que sua equipe se sinta cada vez mais próxima dos dados
Para estabelecer uma cultura de dados na sua empresa, é importante que você estimule o interesse das equipes em discussões sobre o uso de informações para melhorar os processos.
Por esse motivo, uma etapa muito indicada para promover essa cultura no negócio é engajar seus funcionários, criando atividades e jogos sobre o uso de dados, pois além de gerar um grande estímulo, destas interações podem surgir novas estratégias para melhorar ainda mais a coleta, organização e análise, sendo essencial para o futuro da corporação, gerando ótimos lucros e resultados!
Equipe Solid BI