Entenda a diferença entre Machine Learning, Inteligência Artificial e Deep Learning.
Apesar de serem bastante parecidas, há algumas diferenças entre Machine Learning, Inteligência Artificial e Deep Learning. Entenda!
A inteligência artificial está totalmente presente no nosso cotidiano. Seja para pegar a rota mais rápida para chegar ao trabalho pelo GPS ou para indicar algum filme ou série para assistirmos em algum serviço de Streaming. A tendência é que a utilização delas seja ainda maior.
Além de atividades rotineiras, como as que foram citadas acima, essa tecnologia também é utilizada em indústrias, nas produções e até na análise de informações para tomar as melhores decisões.
Atualmente, ela já está se fazendo presente até em alguns automóveis, como os autônomos e a tendência é que, no ano de 2030, a quantidade de carros autônomos circulando será de 10% em todo o mundo.
Para que essas tarefas sejam possíveis, a IA é programada para aprender, conseguindo efetuar de várias maneiras. Por esse motivo, muitos acabam confundindo a Inteligência Artificial com Machine Learning e Deep Learning, mas há algumas diferenças. Você sabe quais são elas?
O que é Machine Learning?
Para entender um pouco mais sobre essas soluções, é importante vê-las como camadas. A Inteligência artificial seria a primeira delas, que engloba diversas tecnologias, como o Machine Learning.
Como o próprio nome diz, traduzindo para o português, esse conceito tem a ver com a aprendizagem das máquinas, mas como assim?
Para entregar a melhor solução para sua empresa, essa tecnologia, através de um algoritmo, filtra os dados, como uma máquina que executa funções mecânicas específicas. Além disso, o Machine Learning também executa a função definida pelo programador para analisar os dados e entregar a melhor resposta.
No entanto, para que isso seja possível, primeiro deve o programador definir uma orientação, possibilitando a máquina a aprendizagem.
Atualmente, essa tecnologia é utilizada em muitos setores e segmentos, seja para a execução de máquinas inteligentes na indústria 4.0; um programa em busca de vírus no computador; ou mesmo um aplicativo que consegue fazer previsões financeiras para o usuário.
O que é Deep Learning?
Assim como a Machine, a solução de Deep Learning também filtra os dados e executa processos, no entanto, sua principal diferença está na quantidade de informações que ela consegue processar simultaneamente.
No ML, trabalha-se um ou dois algoritmos ao mesmo tempo. Já no DL, existe um modelo diferente, conhecido rede neural artificial, que deixa os resultados muito mais precisos e sofisticados. Por esse motivo, muitos dizem que a solução Deep Learning tem a capacidade de processamento de um cérebro humano, no entanto, apesar de não ser totalmente incorreta, há um pouco de exagero nessa afirmação.
Devido a esse processamento mais rápido, a DL é muito utilizada em identificação de rostos e elementos por imagens ou vídeos.
Para entender como isso funciona, um ótimo exemplo é o Google Lens, onde você consegue colocar uma foto, como de uma modelo, por exemplo, e identificar onde consegue comprar a roupa que ela está utilizando.
Gostou do conteúdo? Então siga a Solid BI nas redes sociais e fique por dentro das principais novidades sobre a análise de dados, o futuro das empresas.
Equipe Solid BI