Entenda como usar dados no seu plano de continuidade de negócios
Os dados no seu plano de continuidade de negócio podem ser essenciais para os resultados da sua empresa. Entenda!
O plano de continuidade do negócio é essencial para empresas de todos os segmentos. Eles são um conjunto de medidas que visam assegurar o pleno funcionamento de todos os processos, para caso aconteça alguma coisa que coloque o negócio em algum momento de crise.
Sendo assim, podemos dizer que o plano de continuidade do negócio, a grosso modo, é uma gestão de risco, o que é fundamental para evitar a falência da empresa.
Ter os dados e informações de cada um dos setores pode te ajudar muito com isso, mas você sabe como?
Quais são os principais pilares de um plano de continuidade do negócio?
Existem 4 principais pilares para a criação de um plano de continuação do negócio e é essencial que todos eles sejam seguidos para o sucesso da sua empresa. São:
- Gestão de crises – O primeiro desses pilares é a gestão de crises. Nesse momento do seu plano, é essencial definir quais serão os responsáveis por cada uma das medidas que serão tomadas caso ocorra algum problema e a empresa tenha que criar alguma ação emergencial;
- Plano de contingência – Caso as medidas preventivas acabem falhando e sua empresa fique sem alternativa, é essencial ter um plano de contingência. Famoso “plano B”, ele é usado como a última alternativa para garantir o funcionamento da empresa e evitar danos maiores, seja na área financeira ou física;
- Plano de continuidade operacional – Visando em diminuir o impacto da crise na sua empresa, o plano de continuidade operacional é um plano de medidas que ajuda a manter o funcionamento dos principais setores do negócio enquanto as medidas emergenciais são acionadas;
- Recuperação de desastre pós-crise – Utilizado depois que todas as medidas foram tomadas para evitar grandes impactos dentro da empresa quando acontece um momento de crise, a recuperação ajuda diretamente na reestruturação do seu negócio, permitindo que seus processos voltem à normalidade.
Esses pilares são essenciais para manter os resultados da sua empresa, evitando que os impactos de uma crise emergencial sejam tão grandes para ela, pois isso pode gerar diversos gastos, despesas e levar até a falência.
No entanto, para que isso não aconteça, é necessário que ele seja bem feito e uma ótima alternativa para isso é usar dados no seu plano de continuidade de negócio.
Como usar dados no plano de continuidade de negócio?
Desde o começo, as informações são essenciais para as empresas. Elas ajudam a ter o controle de diversos pilares essenciais para seu sucesso, como os processos de todos os setores, os dados dos clientes, fornecedores e de como anda o mercado em que atua.
Com isso, eles podem ser usados de diversas maneiras. Para usar esses dados no plano de continuidade de negócio, você pode analisá-los para tomar as melhores decisões no âmbito empresarial, mas para isso, primeiro é necessário coletá-los, organizá-los e analisá-los.
Por esse motivo, uma das melhores alternativas para sua empresa é a inteligência de negócio, também conhecida como Business Intelligence.
Mas o que é Inteligência de negócio e como ela pode ajudar?
A inteligência de negócio, também conhecida como Business Intelligence, é um processo que visa coletar, organizar e analisar os dados a fim de apresentá-los para que os gestores da empresa consigam analisá-los para tomar as melhores decisões e obter mais resultados.
Com isso, esses dados também podem ser utilizados no seu plano de continuidade de negócio, pois além de eles mostrarem quais processos precisam ser otimizados, também podem apresentar possíveis crises e decisões a tomar para que elas não aconteçam.
Equipe Solid BI