O que é SQL Server? Quais seus principais componentes!
Entenda como o SQL Server pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa!
Tendo uma grande quantidade de informações circulando nos meios digitais, é preciso de ótimos locais para armazenamentos. Eles, nós damos o nome de banco de dados, que são sistemas que guardam um conjunto de informações, que podem ser acessadas e utilizadas por diversos setores da empresa, como para tomar as melhores decisões acerca de novas ações.
Um deles é o SQL Server, que é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais robustos e seguros atualmente, mas você sabe quais são seus principais componentes e características?
Primeiro, é essencial entender como surgiu o SQL Server
Com a quantidade de informações aumentando na internet, empresas de tecnologia começaram a desenvolver tecnologias especializadas no processo de coleta e armazenamento de informações, conhecidos também como Databases. Com isso, surgiu o SQL Server.
Pertencendo a pioneira Microsoft, esse Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados foi lançado em uma parceria entre sua desenvolvedora e a empresa Sybase. Com isso, no começo, ele rodava apenas no sistema operacional OS/2, mas no ano de 1994 foi lançado para o Windows e começou a se popularizar entre o segmento de tecnologia da informação.
Mas o que é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados?
Os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, também conhecidos como SGBD, são aqueles em que as informações podem ser controladas e manipuladas através de tabelas. Podendo carregar o dado que sua empresa preferir, nele há como apagar, atualizar e manter a integridade, confiabilidade e segurança dessas informações.
Assim, esse sistema tem como componentes database engine, integration services, Reporting Services e Analysis Services, mas como eles funcionam em cada parte da sua empresa?
Database Engine
O primeiro componente do SQL Server é o database Engine, um banco de dados relacional. Ele é um software que ajuda a modelar a informação, de uma forma que ela seja bastante entendida pelos usuários como tabelas.
Assim, sua principal função no âmbito empresarial é armazenar e apresentar dados como endereço, CPF, estoque, venda, caixa, entre outros.
Integration Services
Sendo o software de ETL da Microsoft, o Integration Services tem a função de extrair, transformar e carregar os dados.
Para explicar melhor, ele ajuda a levar os dados e informações de um lugar para o outro. Vamos supor que sua empresa tenha um sistema, também chamado de “A” e precisa levá-los ao “B”.
No primeiro, as informações ficam em colunas separadas, já no segundo, juntas.
Para você levar esses dados de um para o outro, será necessário extraí-los do sistema “A”, transformá-los para o outro modelo, e depois carregá-los no sistema “B”.
Com isso, esse processo pode ser feito de diversas maneiras, como de um banco de dados para outro ou mesmo para um arquivo.
Reporting Services
O Reporting Services é uma ótima ferramenta para a gestão centralizada de relatórios e se divide em duas partes: o desenvolvimento, que pode ser feito por softwares como o Visual Studio, da própria Microsoft, e na disponibilização, que pode ser utilizado o sharepoint.
Assim, devido aos relatórios ficarem disponíveis na WEB, os usuários podem acessá-los, precisando ter apenas um Browser para isso, sem precisar desenvolver uma interface para eles selecionarem qual relatório querem usar.
Analysis Services
Diferente do database engine, que é um banco de dados relacional, o Analysis Services é uma ferramenta multidimensional, que é como um depósito de dados digitais e serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa.
Assim, ela também ajuda a criar e organizar relatórios a fim de utilizá-los para obter informações relevantes para a tomada de decisões no âmbito empresarial.
Equipe Solid BI