Qual a importância da análise de dados?
Saber a importância da análise de dados é crucial para os lucros e resultados da empresa!
Com uma quantidade muito grande de informações circulando nas redes – e aumentando a cada dia, a análise de dados já virou rotina em diversas empresas e negócios.
Os gestores precisam utilizá-las com equilíbrio para não se perder em meio a tantas coisas. Por isso, é fundamental que eles utilizem ferramentas de business intelligence para que esse uso seja bastante eficaz, mas qual realmente é a importância da análise de dados na empresa?
O que é análise de dados?
Como citado acima, as informações estão crescendo a cada dia. Milhares de pessoas publicam nas redes sociais, fazem compras, pesquisas, dentre tantas outras coisas na internet.
Todas essas tarefas acabam gerando dados. Atualmente, cerca de um dado é criado a cada segundo, ou seja, em 1 hora, existem 3600 novos dados disponíveis na rede.
No entanto, para que essas informações sejam úteis para as empresas, os gestores precisam saber analisá-las. Para isso, é importante coletar, organizar, analisar e interpretar esses dados.
A análise de dados, nada mais é do que isso. É saber interpretar todas as informações obtidas para elaborar decisões estratégicas que sejam bastante importantes para os resultados e lucros do seu negócio, mas quais são os setores em que tem mais importância da análise de dados?
A importância da análise de dados em diversos setores e segmentos
As informações são essenciais em diversos setores estratégicos da empresa. Elas são importantes para a tomada de melhores decisões e a criação de ações que podem ajudar a melhorar os resultados e lucros do negócio.
Com a competitividade aumentando a cada dia, essas decisões precisam ser muito mais embasadas no cenário mercadológico e nos dados reais do que na intuição dos gestores, como era há algumas décadas, quando o número de informações não era tão grande quanto atualmente.
Esses dados podem ser obtidos de fornecedores, clientes, parceiros e mercadológicos, como demanda e oferta do serviço ou produto da empresa.
Assim, com todas essas informações coletadas e analisadas, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla e elaborar melhores estratégias para gerar muito mais resultados para as empresas.
Por esse motivo, um dos setores do negócio que mais se beneficia da análise de dados é o de publicidade da empresa. Para realizar uma ótima campanha de marketing, é essencial entender qual é o comportamento do seu consumidor, as demandas pelo seu produto ou serviço, dentre outros, e com isso há a importância da análise de dados na empresa.
Também é importante realizar essa análise de mercado para realizar o lançamento de algum produto, pois com ela você consegue entender como seu produto ou serviço será aceito pelo seu público-alvo.
Como realizar essa análise de dados?
Uma ótima forma de analisar bem essas informações, é com a ajuda da tecnologia. Com um número tão grande de informações, fica quase impossível de os gestores coletar, organizar, interpretar e analisar bem.
Por esse motivo, uma ótima alternativa é utilizar sistemas de inteligência de negócio, que fazem todas essas tarefas com máxima eficiência e agilidade, colocando as melhores estratégias para que os gestores consigam trazer muito mais lucros e resultados para seus negócios.
Gostou do conteúdo? Então siga a Solid BI nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades dos sistemas de inteligência de negócio, além de conhecer a melhor solução para sua empresa!
Equipe Solid BI