Qual a importância da coleta, análise e interpretação de dados em uma empresa?
Entenda a importância da coleta, análise e interpretação de dados e como isso traz melhores resultados para o negócio!
Todos os dias, muitas empresas são bombardeadas de informações de todos os lados, sejam elas dos processos realizados nelas, de como está o mercado em que atua e até mesmo de seus clientes.
Para se ter uma ideia do quão grande isso é, segundo um estudo realizado pela International Data Corporation, que realiza pesquisas sobre a Business Intelligence, atualmente existem cerca de 5 mil e 200 gigabytes de dados para cada pessoa no mundo.
Com esse tamanho, é possível gravar mais de 15 mil e 213 vídeos de um minuto com a qualidade “4k” em um dispositivo ou mais de um milhão de músicas (para cada pessoa).
Mas sabe o que é mais interessante nisso tudo? A quantidade de dados circulando no planeta tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, podendo ser quadruplicado até 2025!
Por isso, empresas do mundo todo estão implantando a inteligência de mercado para realizar coleta, análise e interpretação desses dados, mas você sabe qual é a importância disso?
Por que os dados são importantes para as empresas?
Todos os dias, pode haver alguma mudança nos processos efetuados dentro da empresa ou no mercado em que ela atua. Isso significa que a todo momento circula novos dados pelo mundo.
Eles são importantes, pois é a partir deles que as empresas conseguem identificar se alguma das mudanças que aconteceu pode acabar prejudicando ou melhorando os seus resultados. Com isso, há uma melhor tomada de decisões acerca de todas as ações efetuadas pelo negócio, sejam elas internas ou mesmo externas. Sendo assim, são os dados que ditam as regras em qualquer empresa.
A importância da coleta, análise e interpretação de dados na sua empresa!
Há algumas décadas, quando uma empresa precisava tomar alguma decisão, eles recorriam sempre ao dono ou gerente, que estava sempre de olho nas mudanças do mercado e analisando cada procedimento que acontecia no negócio para poder otimizar.
No entanto, por mais que funcionava bem, nessa época a internet e o conceito de compartilhamento de dados e informações ainda eram recentes, por isso, não existiam tantos circulando e se tornava mais fácil de analisar para tomar as melhores decisões.
Atualmente, com as empresas sendo bombardeadas de novas informações todos os dias, é preciso estar atento para realizar a coleta, análise e interpretação dos dados para conseguir tomar as melhores decisões no seu negócio, mas para entender melhor sobre isso, é essencial explicar cada uma das etapas. Continue lendo e confira!
Coleta de dados
Para explicar melhor essas três etapas, nós colocaremos uma pequena história como exemplo:
Suponhamos que tenha uma loja online que venda produtos geeks, mas suas vendas deram uma caída de uns tempos para cá e você quer melhorar os resultados. A primeira coisa que deve fazer é ir nos seus relatórios.
Lá você conseguirá identificar quais são os produtos que venderam mais e os que venderam menos. É essencial prestar atenção e anotar tudo o que conseguir identificar, pois isso ajuda na análise e interpretação dos dados.
Análise e interpretação dos dados
Depois de realizar a coleta dos dados da sua empresa ou do mercado em que ela atua, é importante saber analisar e interpretar as informações recebidas para tomar decisões que melhoram os resultados do seu negócio.
Para isso, você pode utilizar sistemas de Business Intelligence, que entrega ótimas soluções tanto para a coleta quanto para a análise e interpretação de dados, melhorando ainda mais os resultados e, consequentemente, lucros da sua empresa.
Converse com a Solid BI e veja qual ferramenta e solução é a ideal para o seu negócio e empresa.
Equipe Solid BI